top of page

JUDEUS SEFARDITAS E A POSSIBILIDADE DE OBTER A NACIONALIDADE PORTUGUESA


Sefardita é o termo designado para se referir aos descendentes de Judeus originários de Portugal e Espanha. Esses judeus possuíam tradições, línguas, hábitos e ritos diferenciados.

Por que eu estou falando nos Judeus Sefarditas? Você sabia que a Lei de Nacionalidade portuguesa (Lei 37/81), em seu artigo 6°, prevê a concessão da nacionalidade portuguesa aos descendentes de Judeus Sefarditas? Trata-se de uma dívida histórica que Portugal tem com o povo judeu.

Pois bem. No Brasil, a maioria dos descendentes de Judeus Sefarditas que obtiveram o reconhecimento da nacionalidade portuguesa provém da região Nordeste e estudos genealógicos apontam que boa parte dos brasileiros tem pelo menos um ancestral Sefardita.


A primeira Sefardita no Brasil foi Branca Dias, que se instalou em Pernambuco em meados do séc. XVI e foi a primeira mulher portuguesa a manter uma sinagoga no Brasil. A partir de então, fez sua linhagem de descendentes se permear pelo Nordeste e pelo Brasil.


Dois sobrenomes são facilmente associados a Branca Dias. O próprio Dias e o Arruda. Segundo genealogistas, a probabilidade de haver descendência Sefardita nesses sobrenomes é alta.


Para obtenção da nacionalidade portuguesa pela via Sefardita, é necessário que o interessado, além dos documentos habituais, tenha em mãos a árvore genealógica da sua família e uma certidão da Sinagoga de Lisboa que ateste a linhagem sefardita a qual pertence.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page